domingo, 14 de abril de 2013

Otite Canina



O que é Otite Canina?

É uma inflamação no conduto auditivo do cão.
A maioria das raças de cães apresenta um canal auditivo bastante longo, quando comparado ao ouvido humano, o que as predispõe a infecções e dificulta o tratamento. Cães com orelhas longas e pendulares são mais predispostos a problemas de ouvidos do que outros cães, pois as orelhas pendulares obstruem a entrada de ar e a secagem adequada do canal auditivo. O resultado é um ambiente quente, úmido e escuro; com perfeitas condições de crescimento de
microrganismos, como leveduras, fungos e bactérias. Esta enfermidade pode ser causada por diversos fatores, como:
=>       Infecciosas: quando causada por bactérias, vem acompanhada de pus.
=>       Parasitária: causada por ácaros, como sarnas e carrapatos.
=>       Fungos: semelhante à otite bacteriana, mas o agente causador é um fungo.
=>       Excesso de produção de cera (seborreica): alguns cães produzem cera em excesso, e esta, não é eliminada, gerando uma fermentação, que produzirá um odor fétido e uma posterior inflamação.
=>       Predisposição racial: cães que possuem orelhas grandes e/ ou peludas, têm maior probabilidade de desenvolverem otite, pois há um abafamento na região do ouvido devido à falta de circulação de ar que favorece a multiplicação de bactérias.
A gravidade da afecção vai depender da câmara auditiva afetada, sendo mais grave quando afetar o ouvido interno.
Anatomicamente, o ouvido pode ser dividido em três partes:
=>       Ouvido externo:  abrange o pavilhão auricular, meato acústico externo (canal auditivo externo) e o tímpano;
=>       Ouvido médio:  nesta região do ouvido, são encontrados três ossículos, martelo, estribo e bigorna. Estes são interligados entre si e funcionam como meio de ligação com o ouvido interno. Nesta região também é encontrada a Trompa de Eustáquio (liga o ouvido médio a faringe);
=>       Ouvido interno:  é a parte mais sensível e mais especializada. Nesta região são encontrados os canais semicirculares, a cóclea  e o nervo acústico, todos, juntamente, ligados ao sistema nervoso central.

. Sendo assim, a otite recebe nomes diferentes: otite externa (quando afeta o ouvido externo), otite média (quando afeta o ouvido médio) e otite interna 
(quando afeta o ouvido interno).

Como podemos prevenir essa doença em nossos cães?

Cuidando  da limpeza do canal auditivo  externo e das próprias orelhas de nossos cães. Com um cotonete para os cães pequenos, ou um chumaço de algodão para cães de maior porte, umedecemos esse algodão com uma solução de alcool-éter ou água boricada (em partes iguais), e com esse cotonete ou algodão limpamos e removemos a cera existente no conduto auditivo e nas próprias orelhas. Especial cuidado na limpeza do conduto auditivo externo, em sua parte mais profunda, a fim de não lesar o tímpano  ali localizado. A freqüência que essa limpeza deve ser feita, dependerá da raça de seu cão: Os cães das raças que tem as orelhas eretas, como o Pastor Alemão, necessitarão limpezas mensais. Já os cães de raças que tem as orelhas caídas, como aqueles da raça Cocker Spaniel, a limpeza deve ser feita mais freqüentemente (cada 10 dias).

Como tratar

Muitas vezes o simples ato de proceder à limpeza dos ouvidos, quando a otite é apenas externa, é suficiente. Porém, quando a infecção já atingiu o ouvido médio ou o interno, necessário se faz tratamento mais especializado, inclusive com administração de antibióticos por via geral (parenteral ou oral). Nessa caso, a recomendação, é procurar um veterinário, que lhe indicará a melhor solução para o tratamento.
Sendo que, em alguns casos há a necessidade de se associar à medicação tópica, antibióticos e/ou anti-inflamatórios. O remédio quem vai definir é o veterinário, por isso não medique seu cão sem orientação.
Não é possível prevenir completamente o surgimento de otites, mas a limpeza rotineira dos ouvidos pode ajudar bastante, principalmente nos casos de animais que já possuam esta predisposição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário