É um animal incomum, com características bem peculiares: é coberto por pêlos, tem bico e pés de pato, e mora em buracos na terra. É mamífero, ou seja, a fêmea da espécie alimenta os filhotes com seu leite. Porém a fêmea do ornitorrinco não dá a luz aos filhotes. Ela põe ovos. Para botar e chocar seus ovos, de um a três de cada vez, a fêmea cava um túnel que pode chegar a 1,8 m de profundidade, sendo que geralmente a entrada principal desse “ninho” fica embaixo d'água.
Protegidos e alimentados, eles crescem depressa e aos 4 meses já ganharam pêlos e podem viver sozinhos.
O ornitorrinco vive na beira de rios, córregos e riachos na Austrália e na Ilha da Tasmânia.
Vivendo sozinho ou em turma, esse animal é terrestre, mas passa boa parte do tempo em águas frias de lagos e rios em busca de comida. Quando mergulha é capaz de ficar submerso por até cinco minutos. Todos os quatro pés do ornitorrinco têm garras, e cada pata tem cinco dedos. Os machos apresentam um sexto dedo nas patas traseiras, no qual existem exporões venenosos, que o animal usa para sua defesa.
Seus dedos interligados por membranas ajudam a nadar e cavar o fundo da lama, onde ele encontra camarões, vermes, peixes e insetos para comer.