Nosso cantinho, onde tudo é relacionado aos Animais! Publicações sobre o bem-estar da saúde animal, dicas e curiosidades. Um animal...também é uma vida preciosa, um ser que nos ensina como amar...num simples gesto!
segunda-feira, 6 de maio de 2013
O Ciclo de Vida da Pulga
Em seu ciclo, a pulga assume quatro formas:
Ovo: Apesar de serem depositados na pelagem do hospedeiro (um cachorro), os ovos não aderem nem a pele nem ao pêlos do cachorro.
Como são escorregadios, eles caem logo no chão, ficando nas frestas do piso, cerdas de tapetes e carpetes do ambiente.
Portanto, podem ser encontrados em qualquer lugar por onde passe um cachorro infestado por pulgas.
Larva: As larvas de pulgas evitam a luz, se movimentando para baixo. Portanto, ficam escondidas num nível mais profundo dos tapetes, frestas e camas dos cachorros, assim como os ovos.
Ao eclodirem (nascerem) elas passam por duas transformações (chamadas mudas) e depois se transformam em pupas.
Pupa: Apesar de pouco falarmos desta forma, a pupa é uma forma dentro de um casulo capaz de sobreviver no ambiente por mais de 6 meses.
Por ser viscoso, o casulo é rapidamente coberto com resíduos do ambiente que servem para camuflá-lo. Ela também se esconde da luz e na maioria das vezes fica tão escondida que por mais que se limpe a casa ou utilize aspirador de pó, é muito difícil acabar com ela.
Pulga Adulta: A pulga adulta é a que geralmente vemos no cachorro. Ela também pode estar na casinha, cama ou cobertas que são utensílios dos cães.
A pulga põe ovos e se alimenta de sangue, sendo que sua preferência é pelo sangue dos cachorros que é mais quente que o do ser humano.
Ao contrário das larvas, as pulgas recém-eclodidas se movem em direção à luz, ou seja, para a parte superior dos pêlos, dos tapetes, e da cama dos animais e ficam à espera de um hospedeiro, por exemplo, um cachorro. Também podem subir em capas de sofás, pernas de cadeiras,cortinas e outros móveis.
Para combater, não adianta apenas tratar do animal, é necessário também tratar todo o ambiente em que o cão vive. Podem ser usados para tratamento: shampoos, sabonetes, sprays, bem como produtos de dedetização do local em caso de combate aos ovos e larvas que se abrigam no ambiente. É preciso dar banho com mais frequência.
E no caso de infestação, procure um veterinário; pois muitas vezes as indesejáveis pulgas podem transmitir vermes ou até causar anemia devido a elas se alimentarem do sangue do animal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário