sábado, 1 de dezembro de 2012

Ingestão de Venenos ou Raticidas:


Os cães tem mais tendência a envenenarem-se do que os gatos, pois os gatos são bem mais prudentes com o que comem. Entretanto, todos podem estar sujeitos a se intoxicarem e dependendo do porte do animal, do veneno e da quantidade ingerida, teremos gravidade no caso.
Alguns produtos podem provocar efeitos desagradáveis temporariamente, outros podem ser fatais logo após sua ingestão num curto período de tempo, caso o animal não seja socorrido a tempo. É importante procurar saber qual tipo de veneno foi ingerido pelo animal, pois provocar o vômito poderá ser muito perigoso dependendo do que foi ingerido no caso (estas medidas deverão ser tomadas somente em extrema urgência, chame um veterinário o mais depressa possível).
Como medidas gerais:
- Verifique se as vias respiratórias estão desimpedidas
- Se o veneno ingerido nas últimas 2 hs não foi um produto alcalino, ácido ou derivado de petróleo, provoque vômito dando sal grosso ou água oxigenada 10 V (2,5 ml a 5,0 ml a cada 15 minutos), até que ocorra o vômito. Mas somente dê algo oral se o animal estiver consciente.
- Bom também é carvão ativado em água (encontrado em farmácia, não é o carvão de uso domiciliar)
Obs:
Sintomas produzidos por inseticidas a base da Carbamatos: agitação, contrações, salivação, convulsões e coma.
Sintomas produzidos por inseticidas a base de Organofosforados: fraqueza dos membros posteriores, dificuldade respiratória, tremores musculares, salivação e aumento na produção de urina e fezes.



Há vários tipos de raticidas, os mais comuns produzem hemorragia interna (anticoagulantes). Geralmente na embalagem contem especificações com relação ao tipo de produto. É comum que o animal seja intoxicado ingerindo a própria isca, ou até comendo o rato envenenado.
Os sintomas principais produzidos pelos raticidas são: vômitos, letargia, anemia, sinais de hemorragia interna, gengivas pálidas e feridas na pele.
- Se o animal acabou de ingerir o veneno, provoque vômito e dê carvão ativado (como já citado acima), até a chegada do veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário