segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Bicheira (Miíase)


Afecção bastante comum nas regiões em que apresentam vegetação e criações de animais domésticos como por exemplo: bovinos, equinos, suínos, aves, cujas instalações sejam atrativos para moscas.
A popularmente chamada bicheira é uma lesão ou lesões causadas por larvas de moscas que acometem os animais muitas vezes enfraquecidos, debilitados e com pelagem molhada. Seus locais favoritos para colocar os ovos são a região perinasal, periocular, peribucal, ou as aproximadamente de ferimentos negligenciados.

As moscas varejeiras aproveitam ferimentos já existentes e colocam seus ovos, havendo então uma infecção larval. Estas larvas são altamente destrutivas produzindo lesões com forte odor, muitas vezes formando verdadeiras cavernas sob a pele.
A gravidade deste tipo de lesão está relacionada ao local onde existe o processo e a sua extensão. A Miíase quase sempre é o reflexo da negligência no tratamento do animal apresente lesão. As larvas penetram ativamente na pele íntegra e desenvolvem abscessos císticos, encimados por um poro respiratório e por onde as larvas, depois que completam seus ciclos, saem para empupar, ou seja, transformar-se em pupa 
(o inseto) .
O tratamento, obviamente dependendo do tamanho da lesão, é relativamente fácil. Entretanto muitas pessoas querendo tratar o animal sem saber como, pioram o quadro utilizando produtos cáusticos (ácidos e corrosivos), agravando ainda mais a situação.
Deve-se tentar retirar o máximo de larvas possíveis, com o auxilio de uma pinça e de produtos larvicidas (uma vez que o corpo do animal pode não vir a expelir as larvas, podendo provocar assim uma necrose no local). Dependendo do local e da agressividade do animal, este deve ser sedado para o processo de tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário