quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A Raiva

 Esta doença infecciosa, inoculável (injetável), é causada por um vírus da família dos Rhabdoviridae. Este vírus é sensível ao calor e desativado pela luz e pelos raios ultravioletas. É conservado pelo frio. O vírus rábico possui uma afinidade muito acentuada pelos tecidos nervosos. A sua rapidez depende da glicoproteína G (molécula situada no vírus). Na maioria dos casos, este vírus é inoculado no cão quando ocorre um traumatismo (dentada, arranhão...) e multiplica-se localmente. Depois de uma multiplicação no músculo, o vírus se espalha por todo o organismo e penetra nos nervos.

Os sintomas desta infecção pelo vírus são de origem nervosa, levando sempre à morte do cão. Dilatação das pupilas, salivação excessiva e latido agudo também podem ser observados em um animal contaminado.Várias evoluções são possíveis após um contato com o vírus. Pode-se observar uma contaminação sem sintomas ou até mesmo, em casos muito raros, uma infecção que se traduz por sintomas, mas tendo como resultado a cura, com ou sem sequelas e finalmente, em praticamente 100% dos casos, uma infecção normal levando a uma evolução terminada em morte.
Os animais perigosos são aqueles que se encontram na última fase da incubação a incubação nos cães é de 3 a 6 semanas),  quando o vírus é eliminado pela saliva, bem como os animais que mostram os sinais clínicos da doença. Vérios tecidos e órgãos representam fontes do vírus rábico. Alguns deles contém o vírus que permanece no organismo, enquanto outros são responsáveis pela excreção (eliminados do organismo) do vírus sendo, consequentemente, perigosos para outros cães. Trata-se principalmente da saliva; nela, a concentração em vírus é muito elevada, o que explica o perigo das dentadas para outros animais. Os corpos dos animais mortos com raiva também são perigosos, uma vez que o vírus permanece muito mais tempo neles do que no meio ambiente ou do que em objetos contaminados por um animal raivoso. O contágio está essencialmente associado às mordeduras, mas nem todas elas são necessariamente contagiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário