sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ensinar um filhote a usar o "banheiro"

Os momentos em que um cão filhote costuma fazer suas necessidades, são em três ocasiões: quando ele acorda, depois das refeições, e depois das brincadeiras.

Para treiná-lo, leve-o nos momentos certos ao lugar onde você deseja que ele faça suas necessidades (o local deve estar com jornais já espalhados). Fique com o cão e aguarde. Quando ele começar a cheirar o chão e dar voltinhas (sinais de que ele vai se aliviar), estando no local errado, pegue-o com cuidado e conduza até o local correto. Assim que ele tiver aliviado, se feito no local onde você deseja que ele faça, faça muita festa, dê carinho e ofereça um petisco.

Mantenha este local limpo, mas deixe sempre um pedacinho de jornal já usado contendo o xixi dele, para que ele se identifique com o lugar onde deve ser seu "banheirinho". Até os seis meses de idade, os cães ainda estão se adaptando, e não tem controle sobre músculos que abrem e fecham o canal urinário e o ânus. Por isso, talvez seja necessário ter vários locais como banheirinho, ou levá-lo com mais frequência até a área onde fica o banheiro dele.

Se, por acaso, você pegar o cãozinho se aliviando no lugar errado, não brigue e não bata nele, apenas conduza no mesmo instante mostrando o local correto onde ele deve fazer suas necessidades, e limpe bem para que ele não se confunda com o cheiro, uma vez que ele já usou tal lugar (existem produtos a base de enzimas, encontrados em qualquer pet shop, pois água sanitária ou sabão não removem por completo o cheiro da urina).

Este aprendizado de ir ao "banheiro" pode levar um mês ou até mais...
É importante ter muita, mas muita paciência e força de vontade para ensinar. Se uma criança, mesmo depois de grandinha, ainda molha a cama, por que um cão tem que ser obrigado a aprender tão rápido?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário