sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Choque Anafilático, Respiração Artificial, e Massagem Cardíaca



Choque Anafilático:

Esse tipo de choque se difere porque o animal pode apresentar um quadro destes somente após uma causa específica como por exemplo: picada de inseto ou aranha, ingestão de um medicamento (oral ou injetável), produto químico, e às vezes até por alimentos também. Os sintomas característicos são os seguintes:
Vômitos e/ou diarréia repentinos, dificuldade respiratória, erupções na pele, sinais de choque e até óbito dependendo do caso.

As medidas a serem tomadas são:

* Mantenha as vias aéreas desimpedidas
* Se necessário faça respiração artificial (publicada logo abaixo) e massagem cardíaca (caso ocorra parada cárdio-respiratória)
* Se perceber que existe líquido nas vias respiratórias ou algo atrapalhando a passagem do ar, levante o animal pelos membros posteriores para tentar, por gravidade, que as vias aéreas fiquem desimpedidas
* Procure o veterinário urgentemente, para a utilização de medicamentos e procedimentos que interrompam a ação dos sintomas alérgicos.

Respiração Artificial:


Lembrando sempre: estes primeiros socorros somente em caso de extrema urgência;chame o veterinário o mais rápido possível.

Caso o cão tenha parado de respirar:
-Deite-o de lado, puxe a língua para fora e desobstrua as vias respiratórias.
-Com uma das mãos ao redor do focinho e mantendo a boca do animal fechada,sopre as narinas com sua boca até que peito do animal de expanda (respiração boca-a-focinho).
-Retire a boca até que os pulmões esvaziem.
-Repita este procedimento umas 15 vezes por minuto (conte aproximadamente até 4 entre uma soprada e outra).
-Se o coração não estiver batendo,faça massagem cardíaca juntamente com a respiração artificial.

(Massagem cardíaca-a seguinte)...


Quando o coração do animal para de bater,este quadro também influi na coloração das gengivas,as quais deixam o seu tom róseo normal para um tom pálido ou azulado.Faça o seguinte se perceber que o coração do animal parou de bater:
-Deite o animal de lado,de preferência com o lado direito para baixo e com a cabeça mais baixa que o corpo.Segure o peito logo após o membro anterior com o polegar de um lado e os outros 4 dedos do outro lado,se o animal for pequeno.Se o animal for de porte médio,faça a massagem com uma mão de um lado e a outra do outro.Se for de porte grande ou obeso,deite o animal de costas no chão e faça a massagem com ambas as mãos (uma em cima da outra),sobre o esterno (osso que está no meio do peito).
-Em qualquer dos casos acima aja com vigor (mas não com violência) tentando impelir o sangue para o cérebro.Se não houver nenhum ferimento no animal na região torácica,não se preocupe em estar machucando o animal.
-Repita esta operação de 80 a 120 vezes por minuto.Nos animais pequenos o coração bate mais depressa que nos animais maiores,leve esta informação em consideração.
-Faça a massagem cardíaca durante 15 segundos aproximadamente,em seguida faça 10 segundos de respiração boca-a-focinho (postado anteriormente)...
-Verifique o batimento cardíaco.Continue a fazer massagem cardíaca até o batimento normalizar,quando isso acontecer,preocupe-se com a respiração.
-Chame urgente um veterinário.

Para mais informações:
Movimentos e batimentos do animal no seu normal...

Frequência respiratória-Cão: 18-36 mpm; Gato: 20-40 mpm. (mpm-movimento por minuto).

Frequência cardíaca-Cão: 60-160 bpm; Gato: 120-240 bpm. (bpm-batimento por minuto).

Obs: este tratamento é o chamado tratamento heróico. Muitas vezes,apesar de todos os esforços não se consegue salvar o animal,pois quando o quadro chega neste ponto sempre podemos considerá-lo bastante grave.Entretanto,faça o que puder e caso não tenha êxito,não se culpe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário