quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Caracterizando os Camundongos


O camundongo é um roedor da família Muridae; geralmente são brancos, mas existem outras variações de cores os quais são utilizados como pet. Um camundongo adulto pesa aproximadamente 30 g. São boas companhias para crianças acima de 10 anos de idade. Raramente mordem, mas podem escalar rapidamente, e por isso crianças muito pequenas não conseguem manuseá-los. São tímidos, embora sejam de comportamento social e territorial. 

Para identificar macho e fêmea, observa-se a diferença anatômica anogenital, é maior nos machos (veja na imagem):
O hábito alimentar caracteriza o camundongo como um animal onívoro (se alimentam tanto de carne como de vegetais). Apresentam tendência à fuga, e necessitam apenas de uma caixa com pequeno espaço e poucas quantidades de alimento e água (isto não deve, de modo algum, ser confundido com privação de contato, água e alimento!). Enquanto os camundongos silvestres tem hábitos distintamente noturnos, os de estimação apresentam períodos de atividade e repouso tanto durante o dia quanto à noite. As fêmeas são mais indicadas que os machos, por possuírem um odor mais suave.

Estes pequenos são animais resistentes, e raramente sofrem de doenças infecciosas; contudo as infestações são comuns e muito difíceis de serem tratadas. 
Brigas ocorrem quando são alojados machos adultos estranhos numa mesma caixa; da mesma maneira quando se desestabiliza a hierarquia social em uma caixa com vários machos alojados. 
O relativo estado de hierarquia dos machos em uma caixa pode ser determinado pelo número e gravidade das feridas causadas por mordeduras na cauda e região lombar. Portanto, os machos devem ser alojados separadamente, para evitar as brigas. De um modo geral também, os camundongos podem, eventualmente, morder ou tentar morder, quando são grosseiramente manuseados ou assustados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário