sábado, 3 de novembro de 2012

Sarnas


A sarna do cão é uma doença da pele causada por um pequeno ácaro microscópico, o sarcoptes scabiei. O parasito “cava” túneis nas camadas mais profundas da pele, causando intensa coceira, o sintoma mais conhecido da sarna, tanto em humanos como em animais. Mas é claro que nem toda coceira significa sarna!

Além da coceira, que pode ser tão intensa que faça com que o animal pare de comer devido ao estresse, a sarna causa perda de pêlos (alopecia), descamações e crostas na cabeça, orelhas e patas, podendo alastrar-se para todo o corpo do animal, se não for tratada.
No gato, a sarna é causada por um outro ácaro, o notroedis cati. Os sintomas são praticamente os mesmos que nos cães, porém, encontramos lesões principalmente na cabeça e nas orelhas.
O ácaro pode também infestar outras espécies além do cão e do gato, como coelho, burro, e ainda o homem. A sarna notroédica é altamente contagiosa, quase sempre por contato direto. As camas e os utensílios de limpeza do animal (como escovas, pentes, tosquiadoras, cobertores, etc.) podem ser fontes de contágio, pelo fato destes ácaros resistirem alguns dias no ambiente fora do hospedeiro.
Por isso, no tratamento da doença, é importante não apenas tratar o animal, mas também os objetos usados por ele, lavando-os com água quente e, se possível, passando a ferro em temperatura alta.
A escabiose não deve ser confundida com demodicose ou “sarna negra” (essa é causada por outro agente, o demodex canis, não é transmissível de um animal para outro, mas sim da mãe para o filhote; a sarna negra não tem cura, mas controle).
Caso não sejam devidamente tratadas, além de causar queda de pêlos generalizada, as sarnas podem até levar à morte.
Uma dúvida freqüente é sobre a possibilidade dos animais passarem sarna para o homem. A sarna demodécica não é contagiosa para o homem, e embora exista um tipo de ácaro da escabiose para cada espécie (cães, gatos, homens, etc.) a sarna dos animais podem, eventualmente, contaminar pessoas também. No ser humano, as lesões se manifestam como pontos avermelhados nos braços e tórax, áreas onde as pessoas tem mais contato com o animal. Coceira é o sintoma característico, e no homem, o tratamento é fácil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário